Integração e Harmonização do Corpo, Mente e Espírito

O que se vende e o que se come

143

A indústria de ultraprocessados movimenta anualmente mais de um trilhão de reais. Para alcançar esses números e convencer milhões de pessoas a consumirem produtos cujos ingredientes mal conhecem, ela conta com uma poderosa aliada: a publicidade.

“O que se vende, O que se come” é um documentário foi produzido pelo IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor que investiga as estratégias das grandes indústrias de alimentos ultraprocessados para impulsionar suas vendas a qualquer custo — e os impactos desse modelo em nossa saúde e sociedade, principalmente do público infanto juvenil

Vamos juntos combater a publicidade ilegal de alimentos no Brasil – Conheça também o Observatório de Publicidade Alimentos: https://publicidadedealimentos.org.br/

O documentário conta com a participação de especialistas renomados, como Adalberto Pasqualotto, Alain Santandreu, Ana Olmos, Ana Paula Bortoletto, Isabela Henriques, Jaime Delgado, Marília Albiero e Renata Monteiro, além de membros da equipe do Idec: Igor Britto, Laís Amaral e Mariana Ribeiro.

Capítulos

00:00 O que se vê, o que se come
02:54 A publicidade e os ultraprocessados
05:24 As narrativas de convencimento da publicidade voltadas a ultraprocessados
05:35 A publicidade enganosa
06:49 A interferência das indústrias em políticas públicas
08:06 A lupa nos alimentos e a participação do Idec
08:28 A autorregulação da publicidade e o CONAR
11:25: Evidências científicas sobre os perigos dos ultraprocessados
12:51 Observatório de Publicidade Abusiva – OPA
14:42 Publicidade abusiva: a propaganda que se aproveita da criança
17:33 O ambiente alimentar
18:43 A publicidade nas mídias sociais
19:32 Os ultraprocessados são arquitetados para viciar
20:19 As crianças e as populações pobres são as maiores vítimas
21:51 A influência do agronegócio e o greenwashing
23:34 A importância da regulamentação sólida e de políticas públicas
25:32 Os protagonistas da destruição

Acompanhe nosso trabalho e fortaleça a luta por um consumo mais consciente – Instituto de Defesa do Consumidor: https://idec.org.br/


Entre para nosso grupo de Whatsapp https://cura.enf.br/whatsapp_grupo


Agendamento de entrevista


Assine nossa Newsletter

Receba antecipadamente convites para eventos gratuitos ou descontos exclusivos.

Mantenha-se bem informado sobre as novidades e atualizado das oportunidades

Newsletter
Newsletter


Autoria do conteúdo

O objetivo dessa página é compartilhar o conteúdo do autor com os assinantes e visitantes desse canal.

Não existe nenhum tipo de associação, vínculo ou acordo entre o autor do conteúdo citado acima, e os responsáveis por essa página ou pelo Projeto Pró Cura.

A informação acima é pública e está disponibilizada nas redes sociais dos autores e produtores, cujo link desse página leva diretamente até seus canais de comunicação.

O trabalho aqui realizado é apenas o de curadoria de informações, ou seja de recolher informações públicas e as organizar em torno de um roteiro com a intenção de auxiliar aqueles que necessitam de orientação ou precisam de tratamento.

Nenhuma decisão que envolva tratamentos deverá ser tomada como base apenas nessa página, e nenhuma ação que impacte na saúde, deverá ser realizada sem o consentimento de seu médico ou do acompanhamento de um profissional de saúde especializado.

Fonte do conteúdo acima: Rede social do autor em https://youtu.be/UlAlCaB6MF0?si=u9A2OGkEdFBvRq_W


Prof. Paulo Morais
  • Prof. Paulo Morais
  • > Analista Comportamental pela PM Desenvolvimento Pessoal Integral (www.pmorais.com.br)
    > Terapeuta Holístico pelo Projeto Pró Cura (www.pro.cura.enf.br)
    > Mentor em Qualidade de Vida e Bem Estar pelo ICS - Instituto Crê Ser (www.institutocreser.org)
    > Fundador do Programa de Impacto Social da F10 - Fundação 10 Envolver (www.10envolver.org)
    > Gestor de Projetos Educacionais pelo IEAD - Instituto EAD (www.institutoead.com)

Deixe uma resposta